Lembranças (Álbum, Odair José, 1974)
Lembranças é um álbum de estúdio de Odair José. Foi lançado em LP em 1974 e é o terceiro trabalho do cantor na gravadora Polydor (hoje Universal Music). A base instrumental ficou a cargo do grupo Azymuth, em conjunto com os músicos Hyldon e Luiz Cláudio Ramos. Foi reeditado em CD pela primeira vez em 2013, sob direção artística do jornalista Marcus Preto e produção de Jairo Pires. [1] [2]
História
Em 1974, Odair José era uma espécie de galinha dos ovos de ouro da Polydor. As vendas astronômicas de seus álbuns abasteciam os cofres da gravadora para que ela bancasse, entre outras coisas, trabalhos mais experimentais de artistas como Jards Macalé, Jorge Mautner e até mesmo Caetano Veloso, que não era um grande vendedor.
Também por isso, Odair era tratado pela empresa com todo o zelo. No comecinho daquele ano, André Midani enviou o jornalista e produtor Nelson Motta à casa do cantor. Queria entender melhor quem ele era, o que ouvia, que ideias tinha na cabeça. Para, a partir disso, descobrir o que poderia ser aperfeiçoado.
Depois da análise, Nelsinho chegou à conclusão: Odair cantava mal. Indicou imediatamente as aulas de dona Fernanda, uma italiana que dava técnica vocal aos atores da Rede Globo. Valeu a pena. Graças a essas aulas, Odair está cantando melhor do que nunca no álbum "Lembranças", seu terceiro na Polydor.
Os arranjos, desta vez, ficaram por conta de José Roberto Bertrami. Hyldon afirma que, desde o trabalho anterior, todos os álbuns de Odair contariam também com os vocais dos grupos Golden Boys e Trio Esperança. E com a percussão de Hermes, Chacal e Ariovaldo, músicos ligados a Tim Maia e Jorge Ben Jor.
Usando o mesmo esquema de "Uma Vida Só (Pare de Tomar a Pílula)", um compacto com "Amantes" e "A Noite Mais Linda do Mundo" saiu meses antes do LP cheio, para esquentar o lançamento. A censura, que não largava mais o pé do compositor, obrigou que a canção "A Primeira Noite de um Homem" tivesse seu título alterado para "Noite e Desejo". E, mesmo assim, proibiu sua execução nas rádios.
Na capa, Odair surge de peruca. Recém-separado da mulher, a cantora Diana, ele passava por uma fase difícil. E foi convencido pelo amigo Wagner Montes (que, anos antes de se tornar jurado de Silvio Santos, era uma espécie de braço-direito de Odair) a raspar a cabeça em uma sessão de umbanda.
(texto do jornalista Marcus Preto que consta do encarte da reedição de 2013)
Faixas
- "Lembranças" (Odair José)
- "Noite de Desejos" (Odair José)
- "A Saudade Vai Mexer com a Gente" (Odair José)
- "Alegria Triste" (Joper/ Pinga)
- "Amantes" (Odair José/ Gil)
- "Barra Pesada" (Jean Pierre/ Donizette)
- "Cotidiano Nº 3" (Odair José)
- "Você que Já Foi Tudo pra Mim" (Jean Pierre/ Donizette)
- "Eu Ainda Te Amo" (Odair José)
- "Seja o que Deus Quiser" (Odair José)
- "Eu Preciso de Você" (R. Nobre/ David Lima)
- "A Noite Mais Linda do Mundo (Felicidade)" (Donizette)
Ficha técnica
- Direção de produção: Jairo Pires
- Direção de estúdio: Jairo Pires – Fernando Adour
- Assistente de estúdio: A. Guimarães
- Arranjos: José Roberto
- Estúdios: CBD Phonogram
- Técnicos: Ary Carvalhaes – Luigi – Luiz Cláudio – Paulo Sérgio
- Técnico de mixagem: Luigi
- Direção da reedição (2013): Marcus Preto
Texto da contracapa original do LP
"Apareceu uma nova estrada e disse:
'Siga-me, pois eu sou o seu futuro'
E minha casa, com medo da solidão,
Me pede pra ficar
Dizendo ser ela o meu passado.
E eu pensei, pensei, pensei...
Pra que futuro, pra que passado,
Quando na verdade ando perdido
Nos meus momentos presentes."
- Odair José