Joanna Macy

De EntreWiki
Revisão de 10h48min de 1 de julho de 2021 por Ormando (discussão | contribs) (→‎Ligações externas)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Joanna Macy - Foto por Adam Loften

Joanna Rogers Macy[1][2] (nascida em 2 de maio de 1929, em Los Angeles), é estudiosa do budismo e da Teoria Geral de Sistemas[3], escritora[4], tradutora e uma disseminadora da Ecologia Profunda[5].

Ela é a professora-raíz do Work That Reconnects[6] (Trabalho Que Reconecta[7]). Seu trabalho com pessoas em grupo começou na época da Guerra Fria, e gerou seu primeiro livro Despair And Personal Power In The Nuclear Age[8] (Desespero e Poder Pessoal na Era Nuclear, em tradução livre). Antes disso, ela trabalhou para a CIA e para o Corpo da Paz.[9]

Joanna foi casada com Francis Underhill Macy (falecido em 2009), um educador ambiental americano que dedicou a sua vida à luta pelo desarmamento nuclear, ao desenvolvimento energético sustentável e ao avanço da ecologia profunda.[10]

Formação Acadêmica

Joanna recebeu um bacharel em Ciências Humanas do Wellesley College em 1950[11] e um doutorado (PhD) em Religião da Universidade de Syracuse em 1978[12].

O sua pesquisa de doutorado, sob a orientação de Ervin László, focou nas convergências entre a causação no pensamento sistémico e a doutrina central budista da causalidade mútua ou co-originação interdependente. Sua tese foi publicada no livro “Mutual Causality in Buddhism And General Systems Theory” (Ed. Suny Press, 1991).[13]

Macy serviu mais recentemente como professora adjunta na Starr King School of Ministry[14] e no Instituto de Estudos Integrais da Califórnia[15].

Livros em Portuguẽs

"Nossa Vida como Gaia" ("Coming Back to Life")

Escrito junto com Molly Young Brown,[16] o livro "Nossa Vida como Gaia (Coming Back to Life)"[17][18][19] é um guia para o estudo e a prática do Trabalho Que Reconecta.

A mensagem de abertura do livro foi escrita pela Sua Santidade o Dalai Lama.[20]

A tradução para espanhol do livro foi feita por Adrián Villaseñor Galarza.[21][22][23]

"Esperança Ativa" ("Active Hope")

Escrito junto com Chris Johnstone,[24] o livro "Esperança Ativa" (Active Hope)[25][26] oferece ferramentas que nos ajudam a encarar a bagunça em que estamos, assim como a encontrar e desempenhar nosso papel na transição coletiva, ou Grande Virada[27], para uma sociedade que sustenta a vida.

“Esperança Ativa – Como encarar o caos em que vivemos sem enlouquecer” já foi publicado nos seguintes idiomas[28]: Inglês, Alemão, Holandês, Turco, Japonês, Coreano, Espanhol, Francês, Sueco, Checo, Italiano e Português.

No coração desse livro está a ideia de que Esperança Ativa é algo que nós fazemos, em vez de algo que nós temos. Ela envolve ter clareza sobre o que nós temos esperança que aconteça, e então desempenharmos nosso papel no processo de fazer isso acontecer.

Traduções de Rainer Maria Rilke

Juntamente com a poeta Anita Barrows, Joanna Macy traduziu poesias do alemão Rainer Maria Rilke para o inglês[29]. Tais traduções foram publicadas nos livros:

  • Rilke’s Book of Hours: Love Poems To God (Penguim Books, 1996 e 2005)[30]
  • In Praise Of Mortality: Selections From Rainer Maria Rilke’s Duino Elegies And Sonnets To Orpheus (Echo Point Books & Media, 2005 e 2016)[31]
  • A Year With Rilke: Daily Readings From The Best of Rainer Maria Rilke (Harper Collins, 2009)[32]
  • Letters to a Young Poet - A New Translation and Commentary (Shambhala Publications, 2021)[33]

Palestras, Entrevistas e Artigos

Joanna Macy já discursou em encontros dos Bioneers[34][35], na Naropa University[36], no Spirit Rock Meditation Center[37][38] e na Gaia Foundation[39].

Em seu site podemos encontrar uma lista de artigos e entrevistas publicadas em revistas a partir de 1979[40]. Em 2020 a Emergence Magazine publicou o texto "Entrando no Bardo (Entering the Bardo)"[41][42], de Joanna Macy, que é sobre a pandemia de coronavirus.

Deu entrevistas disponíveis para revista Bodisatva[43] e para o site Believe Earth.[44] Também, há um vídeo de sua palestra, que foi exibida na comunidade O Lugar.[45]

O "Trabalho Que Reconecta'" (Work That Reconnects)

Quando perguntada sobre o motivo de ter criado o Trabalho Que Reconecta[46], uma metodologia que incorpora aspectos de ecologia profunda, teoria geral de sistemas, eco-psicologia, budismo e ativismo[47], Joanna Macy respondeu:

Eu estava trabalhando pela saúde do planeta e de todos os seres por meio do ativismo contra a energia nuclear e a produção de armas e percebi que ninguém queria falar sobre doenças em futuras gerações e morte. Vi que não queriam conversar a respeito de outros problemas também, como a poluição ou o plástico que ocupa cada vez mais espaço no mundo. Por que estão em silêncio? Não é porque há ditadura e eles serão punidos por falarem, mas porque estão com medo de sentir a dor que existe dentro deles. Aí pensei: como tirar as pessoas desse amortecimento psíquico? Nós precisamos nos libertar disso. Não podemos reagir se colocarmos a cabeça dentro da areia. O Trabalho Que Reconecta nasceu para nos ajudar a ver realmente o que está acontecendo com o nosso mundo, a falar sobre a verdade que sentimos, a encarar nossa dor.[48]

O método que Joanna criou estão baseados em quatro etapas conhecidas como A Espiral do Trabalho Que Reconecta.[49][50]

Etapas da Espiral do TQR
  1. Gratidão
  2. Honrar nossa dor pelo mundo
  3. Ver com novos olhos
  4. Seguir adiante

Reconhecimentos de seu trabalho

Lista da Resurgence Magazine

Joanna Macy está no livro[51] “Os 100 Maiores Visionários do Século XX”[52][53]. A lista[54] de visionários ecológicos, sociais e espirituais, foi organizada por Satish Kumar e Freddie Whitefield em 2006, para a Resurgence Magazine.

Além de Joanna, a lista inclui Mahatma Gandhi, Martin Luther King, Vandana Shiva, Ivan Illich, Rabindranath Tagore, Khalil Gibran, S.S. Dalai Lama, Starhawk, Chogyam Trungpa, Arne Naess, entre outros.

Prêmio Bioneers Lifetime Contribution Award (2013)

Em 2013, Joanna foi homenageada com o primeiro Prêmio Bioneers Lifetime Contribution Award[55][56].

Prêmio Outstanding Woman in Buddhism Award (2007)

Em 2007, a Dra. Macy recebeu o Prêmio Outstanding Woman in Buddhism Award[57][58], oferecido pela International Women's Meditation Center Foundation, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher das Nações Unidas.

Livros como autora ou tradutora

A lista de livros foi copiada do site oficial de Joanna Macy[59] e do site do Trabalho Que Reconecta Brasil.[60]

  • "Letters to a Young Poet - A New Translation and Commentary" Co-traduzido & Editado com Anita Barrows (Publicado por Shambhala Publications, 2021)[61]
  • “A Wild Love for the World: Joanna Macy and the Work of Our Time” com diversos autores(as), editado por Stephanie Kaza (Publicado por Shambhala Publications em 2020)[62]
  • “Coming Back To Life: The Updated Guide To The Work That Reconnects” escrito com Molly Young Brown (Publicado por New Society Publishers em 2014)[63] “Nuestra Vida Como Gaia” tradução para espanhol feita por Adrián Villaseñor Galarza (Publicado digitalmente de forma livre em 2019)[64]
  • “Active Hope: How To Face The Mess We’re in Without Going Crazy” escrito com Chris Johnstone (Publicado em inglẽs por New World Library em 2011)[65] “Esperança Ativa: lidando com a confusão em que vivemos sem enloquecer“. (Publicado por Bambual Editora em 2020)[66]
  • “Pass It On: Five Stories That Can Change The World”[67] com Norbert Gahbler (Publicado por: Parallax Press em 2010)
  • “A Year With Rilke: Daily Readings From The Best of Rainer Maria Rilke”[68] Co-traduzido & Editado com Anita Barrows (Publicado por Harper Collins And Harper One em 2009)
  • “In Praise Of Mortality: Selections From Rainer Maria Rilke’s Duino Elegies And Sonnets To Orpheus”[69] Co-traduzido & Editado com Anita Barrows (Publicado por: Echo Point Books & Media em 2005 e 2016)
  • “Widening Circles: A Memoir”[70] (Publicado por: New Society Publishers em em 2000)
  • “Rilke’s Book of Hours: Love Poems To God”[71] Co-traduzido & Editado com Anita Barrows (Publicado por: Riverhead em 1996 e 2005)
  • “Mutual Causality in Buddhism And General Systems Theory”[72] (Publicado por: Suny Press em 1991)
  • “World As Lover, World As Self: Courage For Global Justice And Ecological Renewal”[73] (Publicado por: Parallax Press em 1991 e 2007)
  • “Thinking Like A Mountain: Toward A Council Of All Beings”[74] com John Seed, Pat Fleming, e Arne Naess (Publicado por: New Society Publishers em 1988)
  • “Dharma And Development: Religion As Resource In The Sarvodaya Self-help Movement”[75] (Publicado por: Kumarian Press em 1983 e 1985)
  • “Despair And Personal Power In The Nuclear Age”[76] (Publicado por: New Society Publishers em 1983

Ligações externas

Recado da EntreWiki

Essa é uma das páginas que foram eliminadas da Wikipédia e que a EntreWiki mantém e considera importante.
Essa página foi eliminada da Wikipédia no dia 28 de junho de 2021.
O pedido de eliminação foi feito pela Usuário:Stegop 12h44min de 28 de maio de 2021 .
Votou a favor da eliminação: Usuário:Yanguas.
Quem concluíu a discussão de eliminação foi o Usuário:DarkWerewolf.
O registro da discussão e da votação pode ser visto clicando aqui.
A página já havia sido salva na EntreWiki por Ormando zhiOmn antes de ser deletada da Wikipédia. Ormando foi quem criou a página na Wikipédia, que veio a ser deletada.
Veja outras páginas eliminadas da Wikipédia e salvas na EntreWiki clicando aqui.

Referências

  1. «Biography». Joanna Macy & Her Work (em English). Consultado em 29 de maio de 2021 
  2. «Joanna Macy». Global Oneness Project (em English). Consultado em 29 de maio de 2021 
  3. «Mutual Causality in Buddhism and General Systems Theory». www.sunypress.edu. Consultado em 29 de maio de 2021 
  4. «Books». Joanna Macy & Her Work (em English). Consultado em 31 de maio de 2021 
  5. Contributor; November 2017, 24th; Comments, 0 (23 de novembro de 2017). «Learning to see in the dark: An interview with deep ecologist Joanna Macy». Ecologise (em English). Consultado em 29 de maio de 2021 
  6. «Work That Reconnects Network». Work That Reconnects Network (em English). Consultado em 31 de maio de 2021 
  7. «Trabalho Que Reconecta e Joanna Macy – TQR Brasil». Trabalho Que Reconecta (em português). Consultado em 29 de maio de 2021 
  8. Macy, Joanna (1983). Despair and Personal Power in the Nuclear Age (em English). [S.l.]: New Society Publishers 
  9. «Joanna Macy — A Wild Love for the World». WBEZ Chicago (em English). 25 de abril de 2019. Consultado em 31 de maio de 2021 
  10. «Obituary: Fran Macy». the Guardian (em English). 19 de maio de 2009. Consultado em 31 de maio de 2021 
  11. «Joanna Macy - G-N - Authors». www.shambhala.com. Consultado em 29 de maio de 2021 
  12. Macy, Joanna (1 de janeiro de 1978). «Interdependence: Mutual Causality In Early Buddhist Teachings And General Systems Theory». Religion - Dissertations. Consultado em 29 de maio de 2021 
  13. Macy, Joanna (3 de julho de 1991). Mutual Causality in Buddhism and General Systems Theory: The Dharma of Natural Systems (em English). [S.l.]: SUNY Press 
  14. «A Joyful Moment | Starr King for the Ministry» (em English). Consultado em 29 de maio de 2021 
  15. «All the Time in the World: Reconnecting with Past and Future Generations with Joanna Macy». www.ciis.edu (em English). Consultado em 29 de maio de 2021 
  16. «Molly Young Brown | Psychosynthesis, Ecopsychology and the Work That Reconnects» (em English). Consultado em 29 de maio de 2021 
  17. Macy, Joanna (2014). Coming back to life : the updated guide to the Work That Reconnects. Molly Young Brown. Gabriola Island, BC, Canada: [s.n.] OCLC 890069089 
  18. Macy, Joanna; Brown, Molly Young (2004). Nossa vida como gaia: práticas para reconectar nossas vidas e nosso mundo (em português). [S.l.]: Gaia 
  19. «"Nossa Vida Como Gaia" Joanna M. e Molly B.». Trabalho Que Reconecta (em português). Consultado em 29 de maio de 2021 
  20. Macy, Joanna; Brown, Molly (1 de novembro de 2014). Coming Back to Life: The Updated Guide to The Work that Reconnects (em English). [S.l.]: New Society Publisher 
  21. «Living Flames – Adrián Villaseñor Galarza – Books, Sessions, Courses...». Living Flames (em English). Consultado em 29 de maio de 2021 
  22. «Nuestra Vida Como Gaia – Traducción al Español». Work That Reconnects Network (em English). 27 de janeiro de 2019. Consultado em 29 de maio de 2021 
  23. «Libros - TQR – El Trabajo Que Reconecta Latinoamérica». TQR Latino (em español). Consultado em 29 de maio de 2021 
  24. «Chris Johnstone». Chris Johnstone (em English). Consultado em 29 de maio de 2021 
  25. «Esperança Ativa». Bambual Editora (em português). Consultado em 29 de maio de 2021 
  26. Macy, Joanna; Johnstone, Chris (22 de fevereiro de 2012). Active Hope: How to Face the Mess We're in without Going Crazy (em English). [S.l.]: New World Library 
  27. «The Great Turning». ecoliteracy.org (em English). Consultado em 29 de maio de 2021 
  28. «Languages». Active Hope (em English). Consultado em 29 de maio de 2021 
  29. «Be Earth Now». Emergence Magazine (em English). Consultado em 29 de maio de 2021 
  30. Barrows, Anita (1 de novembro de 2005). Rilke's Book of Hours: Love Poems to God (em English). [S.l.]: Penguin 
  31. Barrows, Anita; Macy, Joanna (25 de julho de 2016). In Praise of Mortality: Selections from Rainer Maria Rilke's Duino Elegies and Sonnets to Orpheus (em English). [S.l.]: Echo Point Books & Media 
  32. Barrows, Anita; Macy, Joanna (17 de novembro de 2009). A Year with Rilke: Daily Readings from the Best of Rainer Maria Rilke (em English). [S.l.]: Harper Collins 
  33. Rilke, Rainer Maria (2021). Letters to a Young Poet: A New Translation and Commentary (em English). [S.l.]: Shambhala Publications, Incorporated 
  34. «Joanna Macy - Choosing Life». Bioneers (em English). 26 de outubro de 2017. Consultado em 29 de maio de 2021 
  35. «The Hidden Promise of Our Dark Age with Joanna Macy | Bioneers». Findhorn New Story Hub (em English). 12 de dezembro de 2018. Consultado em 29 de maio de 2021 
  36. «Naropa University Hosts 6th Annual Earth Justice Week "The Great Turning," Featuring Dr. Joanna Macy Keynote». finance.yahoo.com (em English). Consultado em 29 de maio de 2021 
  37. «Joanna Macy - Spirit Rock - An Insight Meditation Center». www.spiritrock.org. Consultado em 29 de maio de 2021 
  38. «Dharma Seed - Joanna Macy's Dharma Talks at Spirit Rock Meditation Center». sr.dharmaseed.org. Consultado em 29 de maio de 2021 
  39. «Active Hope with Joanna Macy & Chris Johnstone». Gaia Foundation (em English). Consultado em 29 de maio de 2021 
  40. «WELCOME». Joanna Macy & Her Work (em English). Consultado em 29 de maio de 2021 
  41. «Entering the Bardo». Emergence Magazine (em English). Consultado em 29 de maio de 2021 
  42. «"Entrando no Bardo" Joanna Macy – Trabalho Que Reconecta - Blog TQR». Trabalho Que Reconecta (em português). 16 de maio de 2021. Consultado em 29 de maio de 2021 
  43. «Como se preparar internamente para o que quer que aconteça». Revista Bodisatva (em português). 19 de novembro de 2018. Consultado em 29 de maio de 2021 
  44. «Joanna Macy: a dor como aliada». Believe Earth (em português). 10 de maio de 2018. Consultado em 29 de maio de 2021 
  45. «Quem é Joanna Macy? A professora raíz do Trabalho Que Reconecta». Trabalho Que Reconecta (em português). Consultado em 29 de maio de 2021 
  46. Sep 18 2016, Kevin O'Connor (18 de setembro de 2016). «Joanna Macy advocates 'work that reconnects' in Vermont visit». VTDigger (em English). Consultado em 31 de maio de 2021 
  47. «Group Interventions for Climate Change Distress». Psychiatric Times. Consultado em 31 de maio de 2021 
  48. «Joanna Macy: a dor como aliada». Believe Earth (em português). 10 de maio de 2018. Consultado em 31 de maio de 2021 
  49. Macy, Joanna; Brown, Molly Young (11 de novembro de 2014). Coming Back to Life: The Guide to the Work that Reconnects (em English). [S.l.]: New Society Publishers 
  50. «A Espiral do Trabalho Que Reconecta». Trabalho Que Reconecta (em português). Consultado em 31 de maio de 2021 
  51. «"Joanna Macy - Ativista do Empoderamento" Anita Barrows – TQR Brasil». Trabalho Que Reconecta (em português). 22 de fevereiro de 2021. Consultado em 31 de maio de 2021 
  52. Kumar, Satish; Whitefield, Freddie (2007). Visionaries: The 20th Century's 100 Most Important Inspirational Leaders (em English). [S.l.]: Chelsea Green Publishing 
  53. Kumar, Satish; Whitefield, Freddie; Chaves, Milton. Os 100 Maiores Visionarios Do Seculo Xx (em português). [S.l.]: DIFEL (BRASIL) 
  54. Ormando, zhiOmn (7 de março de 2021). «Lista "Os 100 Maiores Visionários do Século XX"». Medium (em English). Consultado em 29 de maio de 2021 
  55. «Joanna Macy». San Francisco Zen Center (em English). Consultado em 29 de maio de 2021 
  56. «Joanna Macy on Choosing Life». Bioneers (em English). 27 de outubro de 2017. Consultado em 29 de maio de 2021 
  57. «International Women's Meditation Center Foundation». iwmcf.net. Consultado em 29 de maio de 2021 
  58. «Joanna Macy | Naropa University». www.naropa.edu. Consultado em 29 de maio de 2021 
  59. «Bibliografia de Joanna Macy no site oficial dela» 
  60. «Página sobre Joanna Macy no site Trabalho Que Reconecta Brasil» 
  61. Rilke, Rainer Maria (2021). Letters to a Young Poet: A New Translation and Commentary (em English). [S.l.]: Shambhala Publications, Incorporated 
  62. Kaza, Stephanie (14 de abril de 2020). A Wild Love for the World: Joanna Macy and the Work of Our Time (em English). [S.l.]: Shambhala Publications 
  63. Macy, Joanna; Brown, Molly Young (11 de novembro de 2014). Coming Back to Life: The Guide to the Work that Reconnects (em English). [S.l.]: New Society Publishers 
  64. «Nuestra Vida Como Gaia – Traducción al Español». Work That Reconnects Network (em English). 27 de janeiro de 2019. Consultado em 29 de maio de 2021 
  65. Macy, Joanna; Johnstone, Chris (22 de fevereiro de 2012). Active Hope: How to Face the Mess We're in without Going Crazy (em English). [S.l.]: New World Library 
  66. «Esperança Ativa». Bambual Editora (em português). Consultado em 31 de maio de 2021 
  67. Macy, Joanna; Gahbler, Norbert (9 de abril de 2006). Pass it On: Five Stories That Can Change the World (em English). [S.l.]: Parallax Press 
  68. Barrows, Anita; Macy, Joanna (17 de novembro de 2009). A Year with Rilke: Daily Readings from the Best of Rainer Maria Rilke (em English). [S.l.]: Harper Collins 
  69. Barrows, Anita; Macy, Joanna (25 de julho de 2016). In Praise of Mortality: Selections from Rainer Maria Rilke's Duino Elegies and Sonnets to Orpheus (em English). [S.l.]: Echo Point Books & Media 
  70. Macy, Joanna (abril de 2007). Widening Circles: A Memoir (em English). [S.l.]: New Society Publishers, Limited 
  71. Barrows, Anita (1 de novembro de 2005). Rilke's Book of Hours: Love Poems to God (em English). [S.l.]: Penguin 
  72. Macy, Joanna (29 de março de 2010). Mutual Causality in Buddhism and General Systems Theory: The Dharma of Natural Systems (em English). [S.l.]: SUNY Press 
  73. Macy, Joanna (28 de outubro de 2007). World as Lover, World as Self: A Guide to Living Fully in Turbulent times (em English). [S.l.]: Parallax Press 
  74. Seed, John; Macy, Joanna; Fleming, Pat; Naess, Arne (março de 2007). Thinking Like a Mountain: Towards a Council of All Beings (em English). [S.l.]: New catalyst books 
  75. Macy, Joanna (1983). DharEntreWikima and Development: Religion as Resource in the Sarvodaya Self Help Movement (em English). [S.l.]: Kumarian Press 
  76. Macy, Joanna (1983). Despair and Personal Power in the Nuclear Age (em English). [S.l.]: New Society Publishers