Mudanças entre as edições de "Rafael Senra"
Linha 1: | Linha 1: | ||
'''Rafael Senra Coelho''' (Congonhas, 17 de março de 1982) é um artista multimídia brasileiro, e atua como escritor, músico e autor de histórias em quadrinhos. É doutor em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora, e professor adjunto no curso de Letras-Português da Universidade Federal do Amapá desde 2018. | '''Rafael Senra Coelho''' (Congonhas, 17 de março de 1982) é um artista multimídia brasileiro, e atua como escritor, músico e autor de histórias em quadrinhos. É doutor em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora, e professor adjunto no curso de Letras-Português da Universidade Federal do Amapá desde 2018. | ||
É autor e organizador de livros acadêmicos e literários, com destaque para o livro ''[[Dois Lados da Mesma Viagem]]'' (Bartlebee, 2013), que conta com apresentação de [[Fernando Brant]] e prefácio de [[Mário Alves Coutinho]]. | É autor e organizador de livros acadêmicos e literários, com destaque para o livro ''[[Dois Lados da Mesma Viagem (Livro, Rafael Senra, 2013)|Dois Lados da Mesma Viagem]]'' (Bartlebee, 2013), que conta com apresentação de [[Fernando Brant]] e prefácio de [[Mário Alves Coutinho]]. | ||
Em 2009, iniciou sua carreira como autor de quadrinhos, através de publicações independentes, a princípio, e depois em graphic novels lançadas por editoras como Bartlebee e Marca de Fantasia. | Em 2009, iniciou sua carreira como autor de quadrinhos, através de publicações independentes, a princípio, e depois em graphic novels lançadas por editoras como Bartlebee e Marca de Fantasia. |
Edição das 15h24min de 30 de maio de 2023
Rafael Senra Coelho (Congonhas, 17 de março de 1982) é um artista multimídia brasileiro, e atua como escritor, músico e autor de histórias em quadrinhos. É doutor em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora, e professor adjunto no curso de Letras-Português da Universidade Federal do Amapá desde 2018.
É autor e organizador de livros acadêmicos e literários, com destaque para o livro Dois Lados da Mesma Viagem (Bartlebee, 2013), que conta com apresentação de Fernando Brant e prefácio de Mário Alves Coutinho.
Em 2009, iniciou sua carreira como autor de quadrinhos, através de publicações independentes, a princípio, e depois em graphic novels lançadas por editoras como Bartlebee e Marca de Fantasia.
Já lançou dois discos solo e quatro discos com o pseudônimo de Alfa Serenar, todos com composições de sua autoria, através do selo polonês Progshine Records.
Biografia
Anos iniciais (2002-2012)
Em 2002, Rafael Senra se envolve com a primeira atividade artística de destaque em sua carreira, quando foi guitarrista e backing-vocal da banda de pop-rock Mahadeva, ao lado de Nádia Rossi (vocal), Laila Moreira (baixo) e Sálvio Caiafa (bateria). A banda foi finalista do Festival de Bandas promovido pela Prefeitura de Congonhas em 2002, e, nessa época, gravou em estúdio a música “Som de Sonho”, composta por Rafael[1].
Em 2003, Rafael entra no Curso de Letras da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), e se forma em 2007. Entre 2008 e 2010, cursa o Mestrado em Letras da UFSJ. É nesse período que publica duas de suas primeiras histórias em quadrinhos: uma delas é a Graphic novel Ana Crônica, lançada de maneira independente, e atualmente esgotada (mas disponível em formato digital para download gratuito no site oficial de Rafael Senra)[2]. A revista de 64 páginas foi inteiramente escrita e desenhada por Rafael, e traz uma história ficcional de cunho mais realista, cujos personagens são jovens estudantes e desempregados vivendo na cidade de São João del Rei, MG[3].
Ainda em 2009, Rafael lança a HQ Lonely Hearts[4], que traz uma história baseada nos Beatles e na lenda de que Paul McCartney teria morrido em 1965. A história (que teve mais de mil downloads e que foi citada no jornal Estado de Minas) foi lançada originalmente no blog de Rafael Senra, exclusivamente na internet, em cores e 17 páginas, com roteiro e arte de Rafael. Ela está atualmente disponível no site oficial de Rafael Senra para download gratuito[5].
Projetos com Editora Bartlebee (2012-2014)
Dois Lados da Mesma Viagem
Em 2012, Rafael Senra ingressa no Doutorado em Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), onde estuda por quatro anos, até defender sua tese em 2016. Um dos colegas de Rafael na UFJF era o editor e escritor Daniel Valentim, que estava abrindo uma editora chamada Bartlebee. Daniel convidou Rafael para publicar sua dissertação de mestrado, e em 2013 é lançado o livro Dois Lados da Mesma Viagem. A obra conta com apresentação do letrista e compositor Fernando Brant e prefácio do crítico de cinema Mário Alves Coutinho. A obra traz a dissertação de mestrado de Rafael reescrita para um tipo de tom menos “acadêmico”, e consiste em uma análise da identidade das pessoas e da cultura próprios do estado de Minas Gerais (“mineiridade”), para, em seguida, identificar como essa identidade se manifesta nas canções de Milton Nascimento e do Clube da Esquina. A obra conta com ilustrações exclusivas de Rafael Senra, além de entrevistas com dois saxofonistas e instrumentistas do Clube da Esquina: Nivaldo Ornelas e Chico Amaral[6].
Após a publicação do livro, Rafael faz uma breve turnê de lançamentos da obra em várias cidades de Minas Gerais. Começa em Viçosa (27/04/2013), depois na Livraria Quixote, em Belo Horizonte (11/05/2013), no Centro Cultural da UFSJ (em 23/05/2013)[7], depois novamente em São João del Rei (na FELIT, em 27/09/2013), Congonhas (09/10/2013), e, novamente em Belo Horizonte, no Museu Abílio Barreto (no projeto Novos Registros, em 29/10/2013). Vale ressaltar que o lançamento de Belo Horizonte contou com a presença dos autores dos textos de apresentação, Fernando Brant e Mário Alves Coutinho, além de Chico Amaral e da Deputada Federal Jô Moraes[8].
No dia 05 de abril de 2022, Rafael Senra participa como convidado do programa Sempre um Papo, e sua entrevista (feita pela apresentadora Jozane Faleiro) teve como principal temática o livro Dois Lados da Mesma Viagem[9] [10].
Balada Sideral
Em 2014, é publicada pela Editora Bartlebee a Graphic novel Balada Sideral. A história de 87 páginas foi escrita e desenhada por Rafael, e pode ser enquadrada no gênero de ficção científica. Na história, o jornalista Marcum viaja com a dupla de folk espacial dos Irmãos Molten por inúmeras galáxias do espaço sideral, fazendo a cobertura jornalística da turnê musical interplanetária do grupo. A história foi citada por Heitor Pitombo em uma edição da revista Mundo dos Super-Heróis como uma “surpreendente edição”[11].
Carreira musical e mudança para o Amapá (2017-atualidade)
Em abril de 2018, Rafael Senra toma posse na Universidade Federal do Amapá como Professor Adjunto de Literatura Brasileira no curso de Letras-Português do Campus Santana. É quando Rafael se muda para Macapá, cidade onde mora até hoje. Em 2020, Rafael torna-se Professor do Programa de Pós-Graduação em Letras da mesma instituição (PPGLET-UNIFAP)[12].
Um ano antes, em 2017, Rafael Senra iniciou sua carreira de intérprete musical, lançando discos autorais na média de um por ano, aproximadamente. Além de tocar a maioria dos instrumentos e ser o principal compositor e cantor, Rafael geralmente faz a arte gráfica da capa e dos encartes de todos os seus discos.
O primeiro trabalho lançado é o disco solo Canções de São Patrício (2017), lançado pelo selo polonês Progshine Records[13]. O álbum traz 11 versões que Rafael fez de músicas celtas de domínio público, originalmente compostas nos séculos XVIII e XIX, além de duas faixas bônus compostas por Rafael[14]. O trabalho tem uma instrumentação minimalista, com arranjos de voz e violão, em uma linha que une a folk music, a música tradicional irlandesa e também a música brasileira e a MPB em geral[15]. O trabalho foi mixado e masterizado por Renato Lopes no Ômega Studio (Congonhas – MG).
Em 2019, Rafael inaugura o projeto Alfa Serenar, que não chega a ser uma banda, aproximando-se mais de um pseudônimo (visto que Rafael toca todos os instrumentos). Seu primeiro disco é The Mood Machine and the Other Furnitures (2019), lançado simultaneamente pelos selos Progshine Records e The Blog that Celebrate Itself[16] [17]. A arte da capa e da contracapa desse disco foi feita pelo artista e cartunista mineiro Rogério Marcus. O trabalho é instrumental, com 12 temas interpretados por Rafael na guitarra, violão e baixo elétrico, em um estilo que se situa entre o post-rock, o dream pop e a ambient music[18]. O trabalho foi mixado por Rafael Senra e masterizado por Renato Lopes no Ômega Studio (Congonhas – MG).
O segundo disco do Alfa Serenar, VIA, é lançado em 2020 pela Progshine Records. Trata-se de um álbum conceitual, que trata de uma agência de viagens onírica (Voyage Imagination Agency), capaz de oferecer sonhos lisérgicos e exóticos para as pessoas. O trabalho traz diversos temas instrumentais, além de duas faixas cantadas por Rafael: “The Pagan Shadow” e “Flight Discovery”. O estilo do álbum se afasta do post-rock do disco anterior, se aproximando mais do rock progressivo, mas com enorme influência da música new age e da ambient music. Esse trabalho inaugura a parceria de Rafael com o produtor amapaense Alan Flexa (Estúdio Zarolho, Macapá – AP)[19].
Ainda em 2020, Rafael faz uma ilustração para o romance Cabanagem, publicado pela Editora Avec e escrito pelo escritor e autor de quadrinhos Gian Danton[20]. Nesse ano, Rafael também participa do EP Aqualupus, produzido em parceria com Edgar Franco (Ciberpajé) e lançado pela gravadora Lunare Music. O trabalho traz melodias e arranjos de Rafael Senra feitos a partir de aforismos poético-filosóficos escritos por Edgar. Após os temas melódicos estarem prontos, Edgar gravou vocais e também fez a arte gráfica da capa[21].
Em 2021, Rafael lança pelo Progshine Records seu segundo disco solo, Reenvolver, trabalho que foi indicado ao Grammy Latino na edição deste mesmo ano. O disco foi gravado no Estúdio Zarolho (Macapá – AP) entre novembro de 2019 e março de 2020, mas, por conta da pandemia, só foi lançado um ano depois. O repertório traz composições de Rafael e outros letristas parceiros, e as canções são interpretadas por Rafael com participação do baterista Forlan Gomes e da cantora Brenda Zeni. Rafael dividiu a produção com o produtor Alan Flexa, sendo o próprio Alan responsável pela mixagem e masterização[22]. A capa de Reenvolver foi eleita como uma das melhores de 2021 pelo site Ouve o Som[23].
Em 2022, Rafael escreve o prefácio do livro Jornalismo e Quadrinhos, escrito por Gian Danton e publicado pela editora Marca de Fantasia[24].
Cobra Sofia (2021-2022)
Entre 2021 e 2022, Rafael lança várias obras multimidiáticas em torno de um dos mitos mais conhecidos do Amapá: a Cobra Sofia. A primeira dessas obras é a Graphic novel Cobra Sofia, lançada em 2021 pela Editora Marca de Fantasia. Escrita e desenhada por Rafael, e lançada em cores (até o momento, apenas no formato digital), essa HQ conta a história do mito da cobra gigante que mora no Rio Matapi, abaixo da cidade de Santana, no Amapá. A capa da HQ traz uma pintura feita pela artista e professora da Universidade Federal do Sergipe Christina Ramalho[25].
No início de 2022, é lançado o terceiro disco do Projeto Alfa Serenar, Cobra Sofia e outras Lendas Amazônicas, cuja capa também traz a pintura de Christina Ramalho, e que sai pelo selo Progshine Records. Esse disco consolida a linha do rock progressivo brasileiro para o projeto, com influências de bandas como O Terço, 14 Bis e outras. Cada uma das músicas do disco traz algum mito da Região Amazônica em geral. A principal canção é Cobra Sofia, um tema de 20 minutos que narra a história desse importante mito amapaense[26].
Ainda em 2022, Rafael lança o videoclipe da canção “Cobra Sofia”, que traz a longa faixa-título do Alfa Serenar com desenhos parcialmente animados. Pela longa duração do tema musical, o videoclipe se torna quase que um curta-metragem, em que os desenhos e as legendas das músicas ajudam a reforçar a narrativa da canção. Na ocasião do lançamento do clipe, Rafael revelou que, na verdade, ele fez os desenhos originalmente para serem editados no vídeo, e que posteriormente os editou no formato de quadrinhos. Apesar disso, a ordem de lançamentos foi invertida, uma vez que a HQ foi publicada antes, em 2021[27].
Após o lançamento do clipe da canção “Cobra Sofia”, o Prof. Eduardo Guerreiro Losso, do Departamento de Letras da UFRJ, afirma que a obra Cobra Sofia (considerando aqui a HQ, o disco e o videoclipe animado) “provavelmente é a melhor produção multimidiática do progressivo brasileiro já feita[28]. O lançamento do videoclipe de “Cobra Sofia” também rendeu uma matéria no site italiano Progressive Rock Journal[29].
O Sereno da Noite
Em 2023, Rafael lança o quarto disco do projeto Alfa Serenar, O Sereno da Noite. Esse trabalho mantém o estilo de rock progressivo sinfônico com letras em português assumido no disco anterior. O álbum tem cinco canções compostas por Rafael, e conta com parceiros como Luiz Henrique Garcia e Kadu Mauad. Assim como os anteriores, ele sai pelo selo Progshine Records, com mixagem e masterização de Alan Flexa. Dessa vez, Rafael toca todos os instrumentos, inclusive bateria[30].
Referências
- ↑ SENRA, Rafael (2003). «Som do Sonho/Mahadeva». Bandcamp. Consultado em 23 de maio de 2023
- ↑ «Ana Crônica: Rafael Senra - Site Oficial»
- ↑ «Ana Crônica & Cia.»
- ↑ «Beatles em Quadrinhos para download - Zine Brasil - Quadrinhos Nacionais e Super Heróis Brasileiros»
- ↑ «Lonely Hearts - Rafael Senra - Site Oficial»
- ↑ «#SempreumPapo convida Rafael Senra»
- ↑ «São João del Rei Transparente - Lançamento do livro "Dois Lados da Mesma Viagem", de Rafael Senra»
- ↑ «Dois Lados da Mesma Viagem | Facebook»
- ↑ «Facebook Live | Facebook»
- ↑ «#SempreumPapo convida Rafael Senra»
- ↑ «Balada Sideral | Rafael Senra – Site Oficial»
- ↑ «UNIFAP - PPGLET»
- ↑ «Rafael Senra: Canções de São Patrício»
- ↑ «Canções de São Patrício | Rafael Senra – Site Oficial»
- ↑ «80 Minutos - Rafael Senra: Canções de São Patrício»
- ↑ «The Mood Machine (and Other Furnitures)»
- ↑ «The Mood Machine (And Other Furnitures)»
- ↑ «Alfa Serenar | Rafael Senra – Site Oficial»
- ↑ «Bandcamp - Progshine Records»
- ↑ «Ficções Humanas - Resenha: "Cabanagem" de Gian Danton»
- ↑ «Bandcamp - Aqualupus»
- ↑ «Rafael Senra: Reenvolver»
- ↑ «Instagram: Ouve o Som»
- ↑ «Marca da Fantasia: Jornalismo em Quadrinhos» (PDF)
- ↑ «Marca de Fantasia: Cobra Sofia»
- ↑ «Rafael Senra: Cobra Sofia»
- ↑ «Alfa Serenar - Cobra Sofia (Vídeo Oficial)»
- ↑ «Rafael Senra: Sobra Sofia»
- ↑ VIGEZZI, Jacopo (21 de janeiro de 2022). «Alfa Serenar unveil the official video for the opener track "Cobra Sofia" from new album». Prog Rock Journal. Consultado em 23 de maio de 2023
- ↑ «Rafael Senra: O Sereno da Noite»